terça-feira, 5 de junho de 2012

Brasil


Potencial Eólico Brasileiro
Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, a energia eólica no Brasil apresenta grande potencial. Faltam-se estudos detalhados em relação a essa energia. O que comprova isso, é que a poucos anos atrás se achava que o potencial brasileiro era da ordem de 20.000 MW. Já hoje em dia estima-se que há mais de 60.000 MW.
Especialistas incentivam o uso da energia eólica. O primeiro estudo foi feito no Nordeste, primeiramente em Ceará e Pernambuco. Em 1998 foi feito o Atlas Eólico da Região Nordeste, com o apoio de órgãos públicos. Esse estudos foram realizados a 50 metros da superfície terrestre.
Existem 5 condições topográficas distintas para o uso da energia eólica: “zona costeira – áreas
de praia, normalmente com larga faixa de areia, onde o vento incide predominantemente do sentido mar-terra; campo aberto – áreas planas de pastagens, plantações e /ou vegetação baixa sem muitas árvores altas; mata – áreas de vegetação nativa com arbustos e árvores altas mas de baixa densidade, tipo de terreno que causa mais obstruções ao fluxo de vento; morro – áreas de relevo levemente ondulado, relativamente complexo, com pouca vegetação ou pasto; montanha – áreas de relevo com plexo, com altas montanhas” (Fonte: Atlas do Potencial Eólico Brasileiro,2001.).
Para podermos avaliar o potencial da energia eólica de uma região, deve ser feito pesquisas de velocidade do vento e sua intensidade.
Existem lugares onde pode ser feitas estimativas desse potencial, como estações meteorológicas e aeroportos.
“Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s” (Fonte: Atlas do Potencial Eólico Brasileiro,2001.).
Apesar de que o potencial bruto mundial seja de 500.000 TWh por ano, somente 13% do nosso território tem velocidade média a uma altura de 50 metros.

Marcelo Medeiros de Lima













Nenhum comentário:

Postar um comentário