terça-feira, 12 de junho de 2012

Benefícios e Malefícios da usina eólica

A usina eólica é um dos meios de produção de energia que ao mesmo tempo, pode ser usado para outra atividade econômica, por exemplo, criação de gado e alguma atividade agrícola.
Por ser considerada como a fonte mais limpa do planeta, obtida através do deslocamento de ar, a energia eólica pode ser uma das chaves da solução da crise de produção e abastecimento energético vivido pelo planeta. Por ser fonte limpa, é uma inteligente forma da população de se proteger contra malefícios da queima de combustíveis, contribuindo para o saudável desenvolvimento da vida no planeta.
Por um lado o investimento inicial em tecnologia para instalação de parques eólicos (cerca de 20 bilhões de dólares) é maior do que para construção de usinas térmicas (aproximadamente 14 bilhões de dólares). Mas o Brasil seria capaz de produzir usinas eólicas para substituir as usinas termelétricas.
A diferença é positivamente compensada, pois a operação e manutenção é cerca de 2,5 vezes menores em relação a usina termelétrica e sua durabilidade também é maior.
Apesar dos pontos positivos como recurso renovável, é preciso tomar cuidado antes de apostar na energia eólica. Se não forem feitos os estudos de mapeamento, medição e previsão dos ventos, ela não é uma fonte confiável. Não há muitos dados sobre o regime de ventos no Brasil, e eles costumam serem aproveitáveis somente durante parte do ano.
Além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual. Também podem interferir na rota migratória de pássaros, e os aerogeradores (grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento) interferem na paisagem do local. Além disso, todo o equipamento é caro, o que pode dificultar a criação de parques eólicos.
Matheus Silva

10 comentários: